segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Memórias roubadas


“Eu custumava correr por aqui meu filho. Nós jogava muita bola nessas bandas. Antigamente era diferente né... as criança pudia ficar na rua... agora não... passa carro, tem muito cabra safado que quer fazer mal. Cê ta vendo ali? Num tinha aquele edificcio porrudo e a mulecada ficava tudo reunida onde ta os carros dos granfino, bem embaixo daquela mangueira lá... êta época boa! Nós tudo tinha que ir pra escola primeiro né... Depois a maioria ia tudo trabalhar pra ajudar o pai e a mãe em casa. Eu vendia tapioca com o primo Tavares. As vezes nós comia mais do que vendia, ai levava bronca quando chegava. Mas mermo assim nós era feliz. No fim do dia nós ia tudo pra baixo da mangueira. Depois da bolinha sagrada de todo os dia, nós ia banhar e voltava pra lá. Sábado e domingo então... era uma festa só... num tinha escola né... ai nós aproveitava mermo! Corria pra tudo que é canto. Daí fui pegando mais idade... e a mangueira foi importante pra outra coisa. Foi por de trás dela que segurei na mão de sua vó pela primeira vez. Lembro benzinho da tremedêra que me deu nas perna... é, cê ta rindo agora, mas um dia vai senti isso também guri. Teve um dia desses que vim por aqui sozinho e fiquei dando vortas ... lembrei de muitas coisa, mas quase num reconheci o lugar. Não foram só as casa antiga que sumiram. As cores, os sons, o cheiro, tá tudo mudado, tudo tão diferente do que era. A gente passa pelos outros e ninguém se olha. Quando olha é de cara feia. O pessoal sempre diz de uma tal de moderna idade. Mas que diacho é isso afinal? Devia ter alguém pra cuidar dessas coisa de memória né? Nós da antiga idade devia ter pelo menos esse direito... direito de nos olhar e reconhecer... esse tempo podia ser de todos e não só de alguns... ainda não entendo como e porque nós os mais velho perde a utilidade nessa vida... E agora vamos perder a nossa mangueira também. O pessoal dos prédio anda reclamando que elas dão prejuízo, que as mangas caem em cima dos carros e amassam tudo. Só que a mangueira tava ali antes dos carros, antes dos prédios e antes dessas pessoa aí. Num me parece muito justo. Mas o prefeito já decidiu né... Pra eles tanto faz... pra nós é como tirar uma parte da vida que tivemos e ainda gostamos de ter. Quando você crescer mais, espero que ainda lembre disso meu filho: Por favor, num seja mais um destes ladrões da memória... Cê não precisa ser nem antigo e nem moderno de mais. Viva e descubra as coisas que tem importância pra você, mas saiba respeitar as coisas dos outros. Eu quero dizer, seja sensível às mangueiras alheias... Que tal um sorvetinho agora?”

5 comentários:

Fóssil disse...

Lindo! Tão melhores seriam as coisas se as pessoas se lembrassem ou ouvissem aqueles que se lembram e respeitassem o que já foi e os que já foram...

Welma disse...

Faz uma semana que tenho tentado memorar alguns acontecimentos de minha vida, para tentar virar a página. Mas me vem apenas saudade e medo de perder até mesmo o que, de certa forma, já vivenciei. Ontem estava quase conseguindo escrever algo, mas conversar contigo no MSN me fez temer uma outra vez. Te parabenizo pelo exelente texto de hoje e te deixo o esboço do meu.

Então é isso...
Apenas isso...
O fim de tudo,
Ou apenas fim de ano,
Apenas fim de dia,
Ou simplesmente o fim de algo
[que não se finda]
Então é isso...
Não há muita importância afinal!
Se recomeço...
Se começarei algo novo...
Também não há importância.
Por hora...
Estou apenas no fim de algo que esperei findar-se
Mas que eu não esperava que trouxesse consigo
Todos os fins que evitei pensar.
E então é isso?
Apenas isto?
Lutei para ver chegar todos os fins que agora me deparo,
Mas com o teu adeus eu não posso agora.
Ele não seria apenas “adeus”
Ele não seria apenas o fim.

Alan disse...

Obrigado pelas palavras e pela visita Carlos...

Welma, pensei muito sobre o que você disse... mas ainda não sei se consegui entender. Em todo caso, força e fé! Parando... recomeçando... quero crer que ficaremos bem.

somebody disse...

酒店經紀人,

菲梵酒店經紀,

酒店經紀,

禮服酒店上班,

酒店小姐,

便服酒店經紀,

酒店打工,

酒店寒假打工,

專業酒店經紀,

合法酒店經紀,

酒店暑假打工,

酒店兼職,

便服酒店工作,

酒店打工經紀,

制服酒店經紀,

專業酒店經紀,

合法酒店經紀,

酒店暑假打工,

酒店兼職,

便服酒店工作,

酒店打工,

制服酒店經紀,

Ana karolinni disse...

muito bom Alan,
adorei o texto!
=)